A importância dos resumos para o vestibular.

A importância dos resumos para o vestibular.

19 mar 19

Publicado por
FÊNIX

A importância dos resumos para o vestibular.

Em busca da vaga dos sonhos, qualquer técnica de estudo é válida para garantir a aprovação no vestibular. Aulas presenciais, videoaulas, leituras, workshops, todo conhecimento é benéfico – e, é claro, que os resumos não ficam de fora.

 

Diante de tantas matérias, assimilar os conteúdos exigidos nas provas não é tarefa fácil. Além da escolha de um bom curso preparatório para ENEM e vestibulares, o hábito de escrever resumos em casa também facilita o processo de aprendizado e revisão por meio da memorização. Porém, é preciso que o período dedicado à técnica seja produtivo e bem aproveitado para não virar tempo perdido.

 

Mas afinal, como fazer bons resumos?

 

via GIPHY

 

Resumos bem feitos vão muito além do que simplesmente a cópia de um texto pronto, e aí está o grande erro de quem que duvida da eficácia do método. Para que o esforço seja efetivo, é preciso selecionar os tópicos mais importantes de cada conteúdo e escrever o seu entendimento com as próprias palavras. Anotar personalidades históricas importantes, redigir regras de português e anotar esquemas de biologia são dicas significativas para auxiliar na fase de preparação para as provas. No caso de matérias da área de exatas, como matemática, física e química, por exemplo, há fórmulas que são essenciais e, por isso, devem aparecer em destaque nos resumos realizados.

 

Ler e reler é fundamental para ajudar na fixação, visto que uma única leitura não é suficiente para a compreensão completa. Portanto, antes de iniciar um resumo é necessário entender totalmente o texto original, evitando, assim, as chances de que o conteúdo absorvido seja transcrito de forma incorreta. Ao iniciar a produção, considere os principais pontos do material estudado e organize mentalmente uma sequência lógica a ser seguida, com início, meio e fim. Para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios, organizar a rotina para que as matérias dos resumos coincidam com os assuntos abordados em sala de aula contribui, e muito, no decorrer da criação.

 

É claro que cada estudante conta com as suas próprias técnicas e particularidades de estudo, e se você é vestibulando e ainda não descobriu o seu melhor método de memorização, a hora é agora. Pratique resumos de diferentes tipos (à mão, em tópicos, em texto, coloridos ou no computador) e faça testes até identificar qual a melhor opção para o seu perfil.

 

No Fênix Vestibulares, contamos com uma equipe de professores altamente qualificados e prontos para ajudar os alunos a conquistarem seus objetivos. Além disso, o método de ensino utilizado pelo curso é o Bernoulli, 1º lugar do Brasil no ENEM por cinco anos consecutivos, ou seja, os bons resultados são comprovados.

 

Confie no Fênix e garanta tudo azul na sua aprovação. 

Compartilhe
a publicação
nas suas redes

Deixe aqui
o seu
comentário