Como criar um cronograma de estudos

03 jul 18

Publicado por
Fênix

Como criar um cronograma de estudos

Estudo tem muito a ver com organização. Sem planejamento, você terá dificuldades em saber priorizar o que é mais importante e qual matéria merece uma atenção a mais.

 

Primeiro, escreva em um caderno toda a sua rotina. Assim, você terá uma noção de como organizar melhor o seu tempo de estudo.

 

Depois, abra um programa de planilhas (dica: O Google Planilhas é gratuito e super prático de utilizar).

 

Na primeira coluna, ponha os horários do dia, desde a hora em que você acorda até a hora em que se prepara para dormir, de 1 em 1 hora. Já na primeira linha, escreva os dias da semana (segunda, terça, quarta...).

 

 

Depois, distribua o que você anotou lá no seu caderno pelos campos nos dias e horários em que você costuma fazer as suas tarefas. Por exemplo: tomar café da manhã, frequentar a academia, frequentar a aula de inglês, etc.

 

Determine, para cada dia, um tempo para estudar e escolha as matérias conforme a sua necessidade. Então, se precisar estudar mais matemática, coloque-a em mais lacunas, por exemplo.

 

 

Não se esqueça: imprevistos acontecem e você deve estar preparado para eles. Nossa dica é: reservar algumas horas do seu cronograma para atualizá-lo se precisar de mudanças e para aqueles dias em que você “pulou” o estudo de alguma matéria.

 

DICA EXTRA: Você também pode criar um método de estudo, como: leitura de livro, atividades e resumos.

 

 

Curtiu o post? Que tal testar seu cronograma e nos contar se funcionou? Compartilhe essa dica com os seus amigos!

Compartilhe
a publicação
nas suas redes

Deixe aqui
o seu
comentário