Filosofia no ENEM

Filosofia no ENEM

14 set 18

Publicado por
Dionathas Moreno Boenavides

Filosofia no ENEM

Entender os questionamentos da Filosofia possibilita a melhor compreensão dos fatos desde os primeiros filósofos até os mais contemporâneos. Separamos os assuntos mais cobrados no ENEM nesta disciplina, confere aí:

 

Epistemologia ou Teoria do Conhecimento é a área da Filosofia que estuda os processos através dos quais o ser humano obtém conhecimento. Questiona que ferramentas são utilizadas (razão, sensações, sentidos, experiência) e os limites desse conhecimento (o ser humano é capaz de conhecer a totalidade do real ou possui limitações?). Ao longo da história da filosofia, três “tendências” foram dominantes: racionalismo, empirismo e criticismo.

 

 

A Metafísica, no seu sentido mais abrangente, trata das reflexões acerca daquilo que está além da matéria. A definição pode variar de acordo com o pensador, sendo os exemplos mais significativos os casos de Platão e Kant. Para o primeiro, metafísica diz respeito ao mundo das ideias, âmbito acessível unicamente pela razão, onde o conhecimento verdadeiro pode ser adquirido. Para Kant, a metafísica se refere a um olhar internalizado do sujeito, refletindo sobre aquilo que não podemos “experimentar”, como Deus, o cosmos, a alma e até mesmo a moral.

 

 

A Lógica Filosófica, área cuja fundação se atribui a Aristóteles, reflete sobretudo acerca das normas dos discursos, raciocínios e argumentos. Resumidamente, podemos definir a lógica, seguindo os passos de Irving Copi, como estudo dos princípios utilizados para diferenciar o raciocínio correto do incorreto. Dependendo do autor, a lógica pode ser vista como um método para demonstrar a validade de um argumento ou para nos auxiliar na procura da verdade.

 

 

Ética e Política são áreas daquilo que podemos chamar de Filosofia Prática. As reflexões propostas por essas áreas, em via de regra, não se limitam a compreender a realidade, mas também buscam propor formas de intervir sobre ela. A Ética trata das ações e dos comportamentos humanos, refletindo sobre caráter e correção. Alguns dos principais nomes para o ENEM nessa área são Aristóteles, Kant, John Stuart Mill e Jeremy Bentham. A Filosofia Política, por sua vez, busca pensar questões sobre a convivência humana em coletividade. Elabora discussões sobre o conceito de poder, instituições de poder e formas de governo. Cabe salientar, nessa área, o estudo da visão política de Platão e Aristóteles na Antiguidade e Maquiavel e os Contratualistas no Mundo Moderno. No que tange à Filosofia Contemporânea, reflexões sobre o Estado, justiça, liberdade e formas de organização da sociedade civil ocupam lugar de destaque.

 

 

Ficou mais fácil, né? Que tal aprofundar esses conteúdos agora para arrasar no primeiro dia de prova?

Compartilhe
a publicação
nas suas redes

Deixe aqui
o seu
comentário